PACIN - Projeto de Apoio à Cidadania e à Infancia
Prioridade Absoluta
atitude!
edito
CEDECA
Rede de Enfrentamento
Acontece
O PACIN é uma organização ativa na promoção do desenvolvimento humano e ambiental, observando-se os princípios da legalidade.
Leia mais
Produtos Pacin
PACIN - Produtos
veja todos os produtos
Seja nosso Parceiro
Phito Fórmulas
Blog
O PACIN é uma organização ativa na promoção do desenvolvimento humano e ambiental, observando-se os princípios da legalidade.
acesse agora

Fale com o Pacin

contato@pacin.org.br

Home Cursos e Palestras Blog Fórum Parceiros e Apoiadores Órgãos para Denúncia Notícias Downloads Biblioteca Videos Links Agenda Produtos Participe

PACIN

Projeto de Apoio à Cidadania e Infância

Assine nossa Newsletter
Rede de Enfrentamento
Memórias

O PACIN tem como objetivos principais o fortalecimento e desenvolvimento de ações sobre Educação Preventiva e Direitos Humanos, com foco no Enfrentamento da Violência Doméstica contra crianças e adolescentes e Inclusão Total.

Desde o ano de 2001, os valores e ideais do PACIN vem sendo construído, o então Ten Rogério, fundador do PACIN, quando atuava na cidade de Mairinque/SP, participou por quatro anos nas atividades do Conselho Municipal da Criança, onde adquiriu conhecimentos e vivências sobre a importância de fortalecimento das questões relacionadas a promoção dos direitos humnaos com foco na proteção da Infância.

Foi construídas então nos anos de 2001 e 2003, a 1º e 2º Conferências Municipais sobre a Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na Cidade de Mairinque/SP.

1° CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS - MAIRINQUE :


2° CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS - MAIRINQUE :

Dali então, a filosofia PACIN foi se fortalecendo, com experiências adicionadas pela Polícia Militar e outros parceiros, com o objetivo de disseminar a proposta de promoção dos direitos humanos e ampliação comunicacional com os diversos públicos, nos anos de 2003 e 2004 o modo de pensar PACIN foi posta em prática durante as 1º e 2º Conferência Regional sobre Educação Preventiva (sobre DST/Aids e drogas) – capacitando 650 pessoas (policiais, educadores, assistentes sociais, técnicos da saúde, entre outros).

Abrangência de 10 cidades da região Oeste do Estado de SP. Evento ocorrido no Anfiteatro Francisco Beranger, em Votorantim/SP. Evento este coordenado pela Polícia Militar, através do Quadragésimo Batalhão, que em 2004, também construiu a Semana de Polícia Comunitária.

2° CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA :

Em 2005, a filosofia PACIN foi posta em prática no 1º EDITO – Encontro sobre Educação Inclusiva Total, ação que tornou-se referência no Estado de São Paulo e nacionalmente.

O EDITO – Encontro sobre Educação Inclusiva Total – é uma ação que promoveu discussões sobre inclusão, com foco nas pessoas com deficiência. 630 participantes, 7 cidades da região oeste. Evento ocorrido no SESI - Sorocaba/SP.

O 1º EDITO foi realizado pelo 40º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1° EDITO :

Em 2006, quando da realização do 2º Edito, a filosofia PACIN já institucionalizada como organização sem fins lucrativos, foi reconhecido pelo SENAI "Ítalo Bologna", referência internacional no atendimento às pessoas com deficiência, e recebeu do seu diretor Sr.

Helvécio Siqueira, o Livro "Pavilhão da Criatividade" – Uma Visão Especial", que encontra-se exposto na sede da entidade. Também foi reconhecido pela Associação dos Profissionais em Recursos Humanos, em 2006, através do Prêmio Responsabilidade Social.

2° EDITO :
Ainda em 2006, o PACIN iniciou ações de Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes na cidade de Sorocaba e região em parceria com o CECOVI-PR, Centro de Combate à Violência Infantil-PR, desenvolvendo em parceria com o 40º BPMI o projeto "Uma Polícia militar pelas crianças" na sede do SESI - Votorantim, evento no qual houve a palestra da consultora do CECOVI-PR para mais de 200 profissionais de diversas áreas e da região.

UMA POLICIA MILITAR PARA AS CRIANÇAS :

Em 2007, o PACIN acreditando que a melhor solução para enfrentar a violência era a prevenção, não parou mais, iniciou um trabalho qualitativo e quantitativo de modo objetivo, verdadeiro e transparente, buscando a qualificação das pessoas, através da disseminação dos conhecimentos adquiridos, estabelecimento de parcerias, levando a vários públicos fundamentos e possibilidades de se promover cidadania e Direitos Humanos de modo efetivo.

O PACIN capacitou pessoas, despertou sentimentos de justiça, ampliou a proteção de crianças e adolescentes através de diferentes olhares, fortaleceu profissionais de áreas inter-setoriais, monitorou indicadores, enfim, despertou sentimentos de mudança para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

"As verdadeiras reformas, as que têm a possibilidade de perdurar, são o resultado de uma profunda transformação das ideias e não de uma revolução." (Gustave Le Bon).

CURSO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES :

Ainda em 2007, o PACIN lançou o movimento de fortalecimento da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica contra crianças e adolescentes em Sorocaba/SP e região.

Realizou duas capacitações na cidade de Votorantim/SP, com a participação de mais de 60 profissionais de diversas cidades da região, inclusive de Sorocaba-SP.

Também em 2007, assessorou a Prefeitura Municipal de Itapetininga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social na construção do Projeto Criança pede Proteção e do Fórum Municipal sobre Violência Domestica contra crianças e adolescentes, com o objetivo de capacitar educadores e profissionais de saúde, com 360 pessoas presentes na cidade de Itapetininga/SP, além da confecção de uma cartilha sobre o tema.

FÓRUM ITAPETININGA :

Posterior ao Fórum foi efetuada capacitações para toda a Rede de Proteção de Itapetininga, onde 60 profissionais foram aperfeiçoados sobre o tema.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ITAPETININGA :
.

Em 2008, o PACIN idealizou a realização do 1º Fórum Regional sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, evento este que teve o apoio do CMDCA local na confecção de cartilhas sobre o assunto – participaram do evento 260 pessoas e mais de 150 não conseguiram se inscrever pelo esgotamento das vagas.

1° FÓRUM REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES :

Ainda em 2008 o PACIN reeditou a referida cartilha e apoiou o Projeto VIVA – Vigilância de Violências e Acidentes – na construção da 1º Semana Municipal de Combate à Pedofilia na cidade de Sorocaba-SP, que reuniu mais de 900 pessoas em 5 dias.

O PACIN participa da Rede de Prevenção às Violências e Acidentes da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba – Projeto Viva – desde o início de sua formação.

1° SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A PEDOFILIA :
Em setembro de 2008 PACIN foi contemplado por seleção pública estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde - Programa Estadual DST/Aids – para financiamento do projeto CEDECA, que busca oferecer atendimento, conforto, auxílio psicológico e jurídico para as vítimas de violência doméstica da cidade e também da região além de oferecer informação a todas as camadas da população a respeito dos seus assuntos-eixo.

FOTOS CEDECA :
Foram proferidas mais de 15 palestras em escolas, postos de saúde, entre outras organizações, somando as capacitações, fóruns, projetos e palestras, foram mais de 2000 pessoas em 2 anos que tiveram contato com os conhecimentos sobre o Enfrentamento da Violência Doméstica contra Crianças na cidade de Sorocaba e região.

No mês de outubro de 2008 o PACIN iniciou as ações de planejamento para início do projeto, porém ainda necessitando de profissionais da área da psicologia e direito.

Em dezembro de 2008 foi realizado o 3º EDITO com a participação de 600 pessoas em dois dias de evento. O fechamento do EDITO teve ainda a participação hilária de Geraldo Magela num show para mais de 200 pessoas, na Creche Especial Maria Claro.

3° EDITO :
3º EDITO COM MAGELA :

Em 2009 o PACIN capacitou toda a rede de Enfrentamento da Violência Doméstica Municipal na cidade de Iperó, com organização de curso de 16h – participaram do curso 60 profissionais.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS – IPERÓ- SP :

Também realizou o 2º Fórum Regional sobre o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes com a presença massiva da população e ampla cobertura de mídia, evento realizado na Universidade Paulista de Sorocaba/SP e que contou com a participação do médico psiquiatra José Lippi, presidente da ABTOS – Associação Brasileira de Tratamento dos Transtornos Sexuais.

2° FÓRUM REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES :
Foram mais dezenas de palestras, além de um Curso de capacitação no enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes com a participação de mais de 100 profissionais das mais diversas áreas.

O curso, dividido em 8 módulos, busca oferecer subsídios para o trabalho diário da rede de proteção, dando ênfase especial no papel do profissional na minimização do sofrimento das vítimas e no olhar atento sobre as questões das doenças sexualmente transmissíveis.

Foram mais de 1500 pais, crianças e adolescentes atingidos indiretamente pelo projeto de multiplicação de conhecimentos sobre o fenômeno.

CURSO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES :
Também em 2009 aconteceu a 2º Semana municipal de combate à pedofilia, com participação bastante significativa do PACIN não só na construção como também na organização do evento.

Como atividade da programação, o PACIN organizou e apresentou o workshop Alice no País das Maravilhas, que contemplava o papel da rede de enfrentamento à violência e seus diversos desdobramentos através das metáforas do filme.

2° SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A PEDOFILIA :
Em dezembro de 2009 o PACIN teve um momento importante de participação na construção de uma nova consciência acerca da infância e da adolescência realizando um "dia de colóquios" com as conselheiras tutelares de Araçoiaba da Serra.

CURSO DE CAPACITAÇÃO – ARAÇOIABA - SP :

Nossas atividades não param por aqui...

PACIN - Projeto de Apoio à Cidadania e à Infancia
Pacin. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em 1024x768.
Tags: combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre violencia infantil, combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre, violencia. combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre violencia infantil, combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre violencia infantil, combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre violencia infantil, combate a violencia sexual, violencia infantil, cursos, eventos sobre violencia infantil.